Começou em Aratu uma série de ações do Programa TPA É MASSA! com o foco na promoção da saúde mental e do autocuidado. O movimento visa debater temas muitas vezes considerados tabus entre os trabalhadores e fomentar práticas de cuidados com a mente.
Para a psicóloga Fernanda Lago “é muito importante que essas ações aconteçam rotineiramente, pois reafirma o tempo todo a importância desse assunto”. Fernanda levou falas importantes em um ambiente também de muita escuta. “Assim como falar, para eles e todos nós é importante ouvir. Estabelecemos ali também um espaço de escuta mesmo, ouvir as queixas, as demandas, os incômodos, faz parte da construção de um ambiente e uma mente saudável”.
Geisa Melo, coordenadora do programa também esteve presente e foi a responsável por entregar uma novidade empolgante: o OGMOSA firmou uma parceria com a UCSAL e levará uma clínica escola de psicologia para suas instalações. Com previsão de se iniciar em Agosto, estudantes de psicologia farão atendimentos clínicos para trabalhadores e colaboradores do OGMOSA.
A iniciativa é parte da agenda de saúde mental do OGMOSA e reafirma o compromisso do órgão gestor com os trabalhadores. “Para mim é uma grande felicidade ser a porta voz dessa novidade... Em breve divulgaremos como vai funcionar, quais serão os canais para agendamento, etc.”, conta Geisa.
Com uma nova ação agendada, dessa vez no Porto de Salvador, o programa TPA É MASSA! segue mostrando sua relevância para os trabalhadores, mostrando que saúde mental e bem-estar também fazem parte de um ambiente seguro.